RCM – Manutenção centrada em confiabilidade

Na busca em melhorar o desempenho do sistema produtivo, garantindo ganhos em produtividade e qualidade, simultaneamente a uma redução de custos de manutenção, a manutenção passa a ser considerada como uma função estratégica, que agrega valor ao produto.

Entre outras práticas adotadas pelas empresas de classe mundial, buscando sempre garantir a sua competitividade e a conseqüente perpetuação no mercado, está a prática da metodologia do RCM (Reliability Centered Maintenance) – Manutenção Centrada em Confiabilidade, utilizada para para determinar os requisitos de manutenção de qualquer item físico no seu contexto operacional, pois passa por uma análise criteriosa das causas e de como ocorre as falhas.

Greenfield e Brownfield

A falta de um planejamento correto devido a uma análise incorreta dos dados ou da total inexistência dos mesmos, é campo fértil para a utilização de técnicas, metodologias e processos inadequados, que não precisam ser ensinadas, pois elas simplesmente surgem. A utilização de práticas mundialmente aplicadas ainda no projeto de construção (Greenfield) ou até mesmo já em unidades em operação (Brownfield), permitem diminuir a mortalidade infantil, garantindo a curva da banheira, aumenta a disponibilidade e confiabilidade dos ativos, aumenta o tempo máximo entre falhas inicial, reduz o tempo máximo de reparo e propicia planos de manutenção técnica e economicamente viável e concensual.

BOM – Bill of Materials

Ferramenta utilizada na manutenção como base para lista de sobressalentes, a fim de auxiliar a equipe de compras ou engenharia de manutenção a realizar uma estocagem prévia. Nos últimos 5 anos a Intelligenz vem atuando fortemente em projetos de BOM, principalmente em usinas elétricas, onde a execução do BOM é obrigatório, através de lei específica.

Planejamento e Controle da Manutenção

O PCM se utiliza de várias práticas e tendências mundiais, tais como TPM, PCM, WCM, RCM, custos, benchmark, terceirização e índices de manutenção, com o principal objetivo de delinear uma Política de Manutenção, que será a base para a Gestão da Manutenção dos ativos da empresa.

Gestão da Lubrificação

O desafio para otimizar a performance dos equipamentos vem, de certa forma, fazendo cada vez mais evoluir a própria definição sobre a manutenção. A Gestão correta e eficaz da Lubrificação dos ativos tem papel fundamental na maximização dos resultados da performance produtiva dos ativos e dos custos de manutenção.